Notícias

Na tarde desta quinta-feira (27), a Escola do Legislativo de Araraquara, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino e a Fundação Araporã estiveram reunidas para firmarem parceria para a realização do Concurso de Desenho cujo tema envolverá os povos indígenas.

A Escola do Legislativo é vista como instituição importante para articular e aproximar a Fundação de instituições que trabalham com a educação pública em Araraquara, a saber: Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação, como também com as escolas particulares do município.

A promoção do Concurso de Desenho dá continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde o último ano com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.

Estiveram presentes na reunião a presidente da Escola do Legislativo (EL), Vereadora Edna Martins e sua diretoria, a representante da Araporã, Grasiela Lima (vice-presidente), a Secretária Municipal de Educação, Arari Ferreira, Inês Marini Rodrigues, coordenadora de Políticas Educacionais e a Diretora Regional de Ensino Maria José Serra Vicente Záccaro.

A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.

A Fundação tem parceria com Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural.

A presidente da Escola, Vereadora Edna Martins falou da importância do resgate da história dos povos indígenas.  “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Agradeço a Secretária Municipal Arary Ferreira, a Diretora Regional de Ensino Maria José Serra Vicente Záccaro e a vice-presidente da Fundação Araporã Grasiela Lima pela união nesse projeto que está cada vez mais fortalecido e reconhecido por nossos estudantes”, afirmou.