Edição Especial V.4, Nº3 | 2016

template-revista-site

O quarto volume da Revista Moitará!

Veja a Edição Anterior.

Dando continuidade a homenagem que estamos realizando a Professora Doutora Silvia Maria Schmuziger de Carvalho, antropóloga, intelectual orgânica, educadora e humanista, cuja trajetória acadêmica, tornou-se referência nos estudos dos povos indígenas e suas mitologias, trazemos para o terceiro volume do segundo número da Edição Especial da Moitará – Revista Eletrônica da Fundação Araporã, a segunda parte do Dossiê Terra Indígena, projeto este dos mais importantes e significativos realizados pela professora Silvia de Carvalho, na difusão da produção de conhecimentos, divulgação das histórias e culturas dos povos indígenas, e na defesa dos seus direitos.

Os artigos presentes neste dossiê foram selecionados pela própria Silvia de Carvalho e corresponde a uma homenagem que ela faz a um de seus maiores colaboradores, o amigo Desidério Aytai, pesquisador que se interessou por problemas matemático-mecânicos, mas foi na etnomusicologia que se destacou, registrando e gravando em audiovisual cantos e mitos variados das sociedades indígenas, bem como realizou análises e publicações a respeito. São textos que foram publicados na revista Terra Indígena em diferentes edições e que apresentam suas contribuições para os estudos sobre a cultura dos povos indígenas. Além de Silvia, outros amigos e ex-alunos de Desidério Aytai prestam sua homenagem.
Dos artigos selecionados a partir das publicações de Desidério Aytai, apenas um texto aqui publicado não corresponde diretamente ao homenageado. Trata-se do ensaio: Arte de Viver e Filosofia das Sociedades Amazônicas de Bernard Lelong, transcrito de En Marqe – L’occident et sés “autres”. Pari Éditions Aubier Montaigne, 1978:41-58 e traduzido por Silvia Carvalho, influente intelectual no pensamento de Silvia.

Desta forma, assumimos o compromisso de realizar o registro da memória e história de Silvia de Carvalho, suas ações acadêmicas e relações pessoais, além de difundir e dar acesso à produção científica publicada nos volumes da Revista Terra Indígena..

Ou leia online:

06 – Editorial [ PDF ]