Edição Especial V.4, Nº3 | 2016

template-revista-site

O quarto volume da Revista Moitará!

Veja a Edição Anterior.

Dando continuidade a homenagem que estamos realizando a Professora Doutora Silvia Maria Schmuziger de Carvalho, antropóloga, intelectual orgânica, educadora e humanista, cuja trajetória acadêmica, tornou-se referência nos estudos dos povos indígenas e suas mitologias, trazemos para o terceiro volume do segundo número da Edição Especial da Moitará – Revista Eletrônica da Fundação Araporã, a segunda parte do Dossiê Terra Indígena, projeto este dos mais importantes e significativos realizados pela professora Silvia de Carvalho, na difusão da produção de conhecimentos, divulgação das histórias e culturas dos povos indígenas, e na defesa dos seus direitos.

Os artigos presentes neste dossiê foram selecionados pela própria Silvia de Carvalho e corresponde a uma homenagem que ela faz a um de seus maiores colaboradores, o amigo Desidério Aytai, pesquisador que se interessou por problemas matemático-mecânicos, mas foi na etnomusicologia que se destacou, registrando e gravando em audiovisual cantos e mitos variados das sociedades indígenas, bem como realizou análises e publicações a respeito. São textos que foram publicados na revista Terra Indígena em diferentes edições e que apresentam suas contribuições para os estudos sobre a cultura dos povos indígenas. Além de Silvia, outros amigos e ex-alunos de Desidério Aytai prestam sua homenagem.
Dos artigos selecionados a partir das publicações de Desidério Aytai, apenas um texto aqui publicado não corresponde diretamente ao homenageado. Trata-se do ensaio: Arte de Viver e Filosofia das Sociedades Amazônicas de Bernard Lelong, transcrito de En Marqe – L’occident et sés “autres”. Pari Éditions Aubier Montaigne, 1978:41-58 e traduzido por Silvia Carvalho, influente intelectual no pensamento de Silvia.

Desta forma, assumimos o compromisso de realizar o registro da memória e história de Silvia de Carvalho, suas ações acadêmicas e relações pessoais, além de difundir e dar acesso à produção científica publicada nos volumes da Revista Terra Indígena..

ISSN 2448-0355

Download

Ou leia online:
Clique para ampliar

Sumário

06 – Editorial [ PDF ]

Seção 1 – Homenagens

06 – Quem foi Desidério Aytai – Silvia M. S. Carvalho [ PDF ]

08 – O que dizer sobre Desidério Aytai – Virgínia Fratucci de Gobbi [ PDF ]

09 – Desidério Aytai: Professor de Museologia – Silvia Regina Paes [ PDF ]

11 – Depoimento de Alcyr Azzoni [ PDF ]

Seção 2 – Dôssie Terra Indígena – Parte 2

12 – Nota dos Editores e Apresentação [ PDF ]

Artigos

13 – Arte de Viver e Filosofia das Sociedades Amazônicas [ PDF ]
Bernard Lelong

24 – Mini-Manual para Etnomusicologia [ PDF ]
Desidério Aytai

29 – O Mundo Cromático Karajá [ PDF ]
Desidério Aytai

43 – Como os Jurés viram Macacos [ PDF ]
Desidério Aytai

45 – A Flauta Nasal Nambikuara [ PDF ]
Desidério Aytai

52 – Os Machados que Falam [ PDF ]
Desidério Aytai

59 – A Música como Comunicação com o Mundo Paralelo [ PDF ]
Desidério Aytai

64 – Publicações de Desidério Aytai [ PDF ]

67 – Resumo das publicações de Desidério Aytai em outras revistas. [ PDF ]

 

72 – Submissões [ PDF ]
Diretrizes para autores
Declaração de direito autoral
Política de privacidade. [ PDF ]