logotipo-arapora

gea

Grupo de Estudos Arqueológicos (GEA): focado nas questões da pesquisa e estudos arqueológicos, iniciou suas atividades em 2007, tendo como principal concepção a ideia de que arqueólogos têm um importante papel diante da sociedade. 

Estudar o passado do ser humano a partir dos elementos materiais da cultura, objetivo da Arqueologia, deve ser encarado como muito mais do que o simples ato de desenterrar resquícios de uma civilização distante étnica e temporalmente de nossa sociedade. Ao contrário, os vestígios arqueológicos dizem respeito ao presente, pois, ao serem desenterrados, passam a assumir ressignificados dados a eles pelos pesquisadores que, sem dúvida, inserem em suas pesquisas os anseios e os interesses do homem atual. 

Sendo dessa forma, a profissão do arqueólogo deve ser socialmente engajada, engrossando a lista dos profissionais que têm como sua principal agenda discutir e preservar o patrimônio histórico e cultural da humanidade. 

 

A crença nesta impossibilidade de apreensão de um mundo pré-histórico visto como exótico levou-nos, muitas vezes, a acreditar que a ciência arqueológica destina-se mais a uma busca pelo “outro” do que pela nossa História. No entanto, nos alinhamos às vertentes arqueológicas que encaram as sociedades mais como o produto de intensas interações étnico-culturais do que comportando entidades homogêneas e monolíticas. 

Dessa forma, o estudo de povos culturalmente distintos do passado começa a fazer parte de pesquisas que encaram o Brasil atual como o produto de encontros e confrontos, diverso em sua origem e em seus resultados multiétnicos. 

Já possui um plano de trabalho com programas e projetos em execução ou propostos. Também atua na musealização, salvaguarda, conservação e restauro de acervos arqueológicos e o desenvolvimento de atividades junto ao MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara e CECRAD – Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos. Tem como foco temático a Etnoarqueologia das populações Jê e Tupi-Guarani, numa perspectiva da Arqueologia Regional. Realiza consultorias no âmbito da Arqueologia Preventiva. 

Galeria

Entre em contato