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O grupo de Educação Patrimonial da Fundação Araporã (GEP) iniciou suas atividades em meados de 2009. É formado por mestres e doutores, professores de ensino fundamental e médio, assim com, especialistas em Educação, Entre as áreas dos profissionais temos História, Pedagogia, Sociologia, Arqueologia e Antropologia. 

A Educação Patrimonial está prevista nas formas de Lei, a nível nacional (IPHAN) e internacional (UNESCO). Com a implementação da lei o que se busca é construir uma compreensão dos desafios comunitários de resgate da memória e da história dos diversos atores sociais, para tanto, utilizamos a Arqueologia. 

O Termo de Referência acerca da Educação patrimonial está previsto na Portaria IPHAN 230, de 17 de dezembro de 2002; nesse está previsto que as atividades educacionais e de inclusão social vinculadas ao estudo de arqueologia preventiva necessita ser desenvolvida nas diversas fases do licenciamento ambiental. Embora esteja principalmente vinculado ao processo de licenciamento ambiental, o Termo de Referência é válido para outras iniciativas no âmbito da pesquisa e nos investimentos acadêmicos. 

A Fundação Araporã pensa a Educação Patrimonial como algo que deve caminhar junto às pesquisas arqueológicas, e, sempre partindo do princípio do respeito pelo conhecimento e produção cultural dos sujeitos envolvidos no âmbito das pesquisas arqueológicas. Assim, a Educação Patrimonial deve ser entendida como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Como parte do processo educativo mais amplo, todos devem ter o direito à educação patrimonial garantido. 

As ações no campo da Educação desenvolvidas pelo Grupo de Educação Patrimonial da Fundação Araporã em Araraquara têm sido profícuas no sentido de proporcionar aos educandos de diversos segmentos sociais o aprimoramento dos conhecimentos acerca da Arqueologia enquanto ciência, e permitido uma reflexão sobre o patrimônio histórico e cultural regional. Entendemos que as nossas ações educacionais não devem se restringir somente aos centros urbanos e que é preciso trabalhar com os diversos grupos sociais também no âmbito rural. Esse método proporciona o contato direto com realidades diversas, podendo ocorrer no espaço rural ou urbano. Esta possibilidade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço e do estabelecimento de um diálogo com o mundo, no intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Nessa perspectiva a Educação Patrimonial desenvolvida pelos participantes do GEP promove a relação entre o público e o patrimônio arqueológico numa construção cidadã, constituindo-se em possibilidades para a reafirmação cultural dos sujeitos tendo como base fundamental a cultura material, imaterial e ambiental. 

Focado na Educação Patrimonial, o GEP desenvolve um projeto que norteia a ação do grupo e se intitula “Arqueologia vai a Escola”. Trata-se de uma proposta no qual se busca, por meio das ações educacionais, apresentar aos educadores e educandos das redes de ensino pública e privada a Arqueologia, uma ciência com teoria, métodos e técnicas próprias. Atuando também no desenvolvimento de projetos temáticos para consultoria em Educação Patrimonial, realiza trabalhos visando a formação, estudo e capacitação para a temática com envolvimento de professores e alunos das redes de ensino, bem como grupos sociais organizados nos municípios em que desenvolve suas ações.

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