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Grupo de Estudos “Educação e Relações Etnicorraciais na Temática Indígena” (GEERERI) – da Fundação Araporã, foi criado em abril de 2014 e é formado por professores/as, estudantes de pós-graduação e pesquisadores/as de diferentes áreas:  Antropologia, Arqueologia, Artes, Educação, Estudos Literários, História, Linguística e Sociologia. 

Nasceu da busca coletiva por discutir o tema educação e diversidade, elaborando proposições práticas (políticas, culturais e pedagógicas) a fim de abrir as possibilidades do diálogo, do estudo e da transformação de noções arraigadas no chão da escola, tendo as relações etnicorraciais na temática indígena como princípio e finalidade do trabalho e engajamento institucional. 

Destacando a temática indígena como de suma importância para o desenvolvimento de práticas educativas mais aprofundadas e críticas em relação à maneira como as histórias, culturas e povos indígenas ainda hoje são tratados e replicados nos conteúdos curriculares, na prática pedagógica e nos livros didáticos, as ações do Grupo realizam-se a partir de estudos, pesquisas, debates, encontros e cursos voltados para a formação inicial e continuada dos professores da rede básica de ensino,  almejando um novo olhar sobre a diversidade dentro e fora da escola. 

Tendo como um dos focos principais do trabalho a análise e implantação da lei 11.645/08, atua na construção de conhecimentos sobre a história e culturas indígenas em espaços de educação formal e informal, numa perspectiva interdisciplinar e intercultural. Na concepção e desenvolvimento dos projetos e ações, busca o  apoio e a parceria de grupos sociais organizados, especialmente grupos indígenas, tendo em vista os fundamentos da Pedagogia Social, do Multiculturalismo e de metodologias participativas.

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